Arte em Garrafas


Seja bem-vindo à nossa Loja Virtual!



A garrafa de Jeannie tem um encanto como poucas coisas na televisão. O que há demais neste objeto de pop art que impressiona tanto os telespectadores casuais quanto os radicais fãs de Hollywood? Susan Douglas, escritora e professora de mídia americana, vai longe ao rotular a garrafa como fálica: "Não é necessário um psiquiatra para decifrar porque a garrafa de Jeannie tinha aquele formato... "

É, de duvidar que tal noção tenha ocorrido à Sidney Sheldon ou a qualquer outro, quando se decidiu que a garrafa seria o símbolo para a série. Depois de mais de trinta anos, ninguém tem absoluta certeza de como esta garrafa em especial se tornou o que se tornou, o lugar descanso de Jeannie. Saiba que a garrafa em si já era parte de um artigo de merchandising antes de ir para a televisão.

Durante todo esse tempo, imaginou-se que fora Sidney Sheldon quem primeiro viu potencial na garrafa. Durante os mesmos anos, o crédito da descoberta da garrafa também fora dado à equipe de arte da Screen Gems. Em 1996, o diretor Gene Nelson revelou que fora sua descoberta: "Nós estávamos nos preparando para filmar o piloto. Por acaso, eu entrei em uma loja de bebidas e lá estava ela, cheia de uma espécie de licor. Eu comprei a garrafa, mostrei a Sidney e ele gostou. Nós a levamos ao departamento de arte, onde ela foi pintada com as folhas douradas, e nós achamos que havia ficado maravilhoso."

Conhecida como "A Garrafa de Jeannie", a garrafa era na verdade uma garrafa de licor da marca "Jim Beam" contendo "Beam's Choice Scotch Whiskey". Vendida apenas em 1964, a garrafa de cristal verde esfumaçado chamou a atenção e acabou fazendo parte um programa de TV. Não havia nenhuma associação formal entre a Jim Bebam Company e a Sidney Sheldon Productions ou os estúdios Screen Gems.

A garrafa foi desenhada em 1964 por Jack Becker para a Wheaton Bottle Company. Becker, hoje aposentado, diz que viu uma garrafa parecida em uma visita à Alemanha, e quando voltou criou uma garrafa usando o mesmo padrão. Sem a tampa, a garrafa tem aproximadamente 27,5 centímetros, com a tampa tem cerca de 35 centímetros.

Artistas da Screen Gems pegaram a garrafa, tiraram os rótulos, e, apenas para a 1ª. temporada, pintaram um design simples, com folhas douradas. Para a 2ª. temporada na qual a série passou a ser colorida decidiu se fazer a garrafa um pouco mais brilhante para a câmera. Bob Parcele, um artista do departamento de arte da Screen Gems, redesenhou a garrafa e deu a ela um aspecto metálico com um brilho roxo, e várias cores (turquesa, laranja, prata e rosa). Este modelo da 2ª. temporada continuou pelo resto da série e é o mais conhecido atualmente.

Veja agora as respostas às perguntas mais comuns sobre a garrafa:

• Quantas garrafas foram utilizadas durante a produção da série?
Ninguém sabe exatamente, porém, vários membros da produção estimaram que entre 6 e 8 garrafas foram pintadas e usadas na série ao longo dos anos. Dick Albain, o supervisor de efeitos especiais, usava uma garrafa para flutuar, outra para sair fumaça, e uma variedade de outros efeitos especiais.

• Ainda existe alguma garrafa autêntica nos dias de hoje?
Sim. Bárbara Eden tem uma garrafa da 2ª temporada que ela levou para casa quando o seriado acabou. Acredite se quiser, Sidney Sheldon diz que nem pensou em salvar uma para ele próprio quando a série foi cancelada. Duas garrafas foram quebradas durante a produção. Algumas garrafas versões da 1ª. e 2ª. temporada – sobreviveram a todos esses anos e foram vendidas em leilões. Porém, em alguns casos, há dúvidas a respeito da autenticidade desses objetos.

• Quanto vale uma garrafa?
Depende. Uma garrafa "Jim Beam" original, sem pintura, vale entre 25 e 50 dólares. Mas sabe se que muitos fãs já pagaram muito mais que isso por uma garrafa "nua". Já as garrafas do seriado alcançam valores inacreditáveis. Em 1995, uma garrafa da 1ª. temporada foi vendida através da 0dissey Auctions em Hollywood, o fã cujos desejos foram realizados assinou um cheque de 10.000 dólares. No fim deste mesmo ano, uma garrafa da 2ª. temporada leiloada através da Butterfield & Butterfield foi vendida por 12.650 dólares.

Em 1998, uma outra garrafa da 1ª. temporada leiloada pela Profiles in History chegou a 15.000 dólares. Nos dias de hoje, especialistas estimam que 20.000 dólares é o valor de uma garrafa original.

Bill Miller, o presidente do Grupo Odissey, que é dono da casa de leilões do mesmo nome, diz que os dias de hoje varias garrafas surgiram nos anos 80. "Quando eles foram fazer o filme, várias garrafas foram encontradas no departamento de arte quando eles procuravam por um modelo para copiar ou duplicar."

De acordo com Oscar Aviles, um professor de Nova York e "estudioso" da garrafa de Jeannie, a primeira coisa que as pessoas fazem quando pegam uma das garrafas é tirar a tampa e olhar dentro. Enquanto era criança, Oscar Aviles ficou tão fascinado com a garrafa que fez uma réplica em papel dela. Depois, conseguiu comprar uma garrafa "Jim Beam" em um antiquário. Então, passou anos pesquisando medidas, cores e todos os detalhes até conseguir uma reprodução quase perfeita. Segundo ele, até as garrafas originais tem pequenas variações entre si. Impressionado com o trabalho de Oscar, Larry Hagman lhe encomendou uma garrafa para guardar consigo.

(Informações extraídas do livro Dreaming of Jeannie)

Arte em Garrafas - Noêmia Patrício
Rua Amador Bueno, 1237 - Osasco - SP
Fone: (11) 3599-4767 - Fax: (11) 3599-3723 - Celular: (11) 9.9927-3631
Desenvolvido por InWeb Internet